Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Algumas vantagens da maturidade...

Os anos vão se passando e, finalmente, me aproximo do tão "assombrado" 3.0. #medo
Apesar do metabolismo não ser mais o mesmo, afinal se a gente não cuidar os quilinhos extras aparecem, apesar de algumas desilusões pessoais, às vezes, mais intensas do que imaginávamos, apesar da preguicinha maior para encarar aventuras juvenis, penso que vale a pena celebrar a maturidade!
Graças as experiências adquiridas ao longo dos 2.9 anos de existência, reconheço hoje ser capaz de tomar decisões muito mais assertivas e coerentes com minhas expectativas de futuro. Afinal, mesmo próximo dos 3.0 espero ter ainda longos e bons 4.0 a mais para desfrutar a vida.
Apenas com a maturidade, somos capazes de decidir muitas vezes por um "NÃO" mesmo sendo "tentados" pela conveniência e pela comodidade trazidas por um "SIM". 
Um exemplo disso é que aos 2.0 você aceita qualquer proposta de emprego, afinal seu objetivo nesta idade é ingressar no mercado de trabalho de-ses-pe-ra-da-men-te! Próximo dos 3.0, você já é capaz de recusar boas oportunidades profissionais, por saber ponderar melhor a relação de ganhos x perdas, por ter uma visão mais clara do que considera qualidade de vida, por se conhecer melhor, por ser mais coerente entre o que deseja para o futuro x as ações que está tomando para avançar no seu projeto de vida.
Da mesma forma, aos 2.1 você é capaz de adentrar em qualquer aventura amorosa, afinal o sonho do princípe encantado ainda está "vivo" na sua mente e, pouco importa o contexto do moçoilo, o que importa é entregar-se para o amor. Por outro lado, aos 2. tantos você é capaz de não entrar de cabeça num relacionamento, o qual você já vislumbra que trata-se de um "trem desgovernado". Você é capaz de respeitar mais sua intuição, é capaz de aplicar a sabedoria adquirida nos relacionamentos anteriores no sentido de dizer "Opa! Isso aqui de novo, não!" e, assim, com muita maturidade você consegue optar pelo "NÃO" prudente e adulto que compete por muitas vezes e muitas vezes no nosso dia-a-dia com o irresístivel e irresponsável "SIM".
Jamais pensei dizer isso, mas reconheço que aproximar-se dos 3.0 tem lá suas vantagens. Poder enxergar a vida e a mim mesma sob a perspectiva de hoje é infinitamente melhor. 

Sem dúvida que os 3.0 continuam sendo um "marco" temido pela mulherada de plantão, mas se olharmos a fundo, conseguiremos encontrar prazeres e vantagens que só esta idade nos proporciona.
Se a vida é um aprendizado como dizem, espero ser capaz de incorporar apenas as melhores práticas no cotidiano.  
Vamos valorizar a maturidade! Deixar para trás o que não serviu e não foi positivo e aproveitar a experiências vividas somadas às oportunidades de cada novo dia para ser feliz!


2 comentários:

  1. “Os 3.0 serão os mais especiais da nossa vida exatamente por podermos acertar/errar mais, contar com nossa experiência e desfrutar de mais confiança em nós mesmos.
    Rumo aos 4.0 minha amiga! E de uma coisa eu tenho certeza: que venham os 4.0, os 5.0, os 6.0... estaremos SEMPRE juntas!”

    ResponderExcluir
  2. As mulheres geralmente tem a " crise dos 3.0" eu tive pois ainda não era casada, não tinha um namorado como essa sociedade quadrada em que vivemos de uma certa forma determina...bobagem..... hoje a beira dos 4.0 consigo ver que foi a maior besteira da minha vida e digo hoje estou bem melhor que os meus 3.0 por vários tipos de situações que pude viver posso dizer que aprendi, estou aprendendo muito e o mais interessante de tudo é que nunca iremos parar de aprender.. então realmente é como o vinho...quanto mais os anos se passam mais interessantes ficamos!

    ResponderExcluir