Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A favor do MEIO AMBIENTE ...

Hey people!!! Tudo certo?

Começo a semana com pique total e muito, mais muito trabalho mesmo pela frente.

Gostaria de compartilhar com vocês uma situação inusitada que me aconteceu hoje antes de vir para o trabalho.

Ao sair de meu apartamento hoje pela manhã, me deparei no hall do andar com meu vizinho, um senhor de 60 anos que reside sozinho. Nós nos cumprimentamos e ele um pouco sem graça me perguntou se eu iria para algum lugar próximo à rodoviária, pois seu carro estava na revisão e ele não teria como chegar na rodoviária a tempo de pegar o ônibus para a capital.

Eu respondi que iria sim (por coincidência trabalho numa empresa que fica praticamente ao lado da rodoviária) e ele me pediu uma carona. É claro que eu concedi e lá fomos nós. No caminho, ele me contou que trabalha numa empresa em São Paulo e que diariamente vai de carro até a rodoviária da cidade, onde deixa seu veículo estacionado o dia todo, indo para São Paulo diariamente de ônibus devido ao caótico trânsito da capital paulista.

Ao deixá-lo na rodoviária, fiquei pensando "Como pode duas pessoas que moram tão perto, lado a lado, utilizarem dois automóveis distintos diariamente para ir ao mesmo local?"

Realmente, vários fatores do mundo atual nos impedem de ter uma visão mais ampla sobre as situações do dia-a-dia:

>> não conseguimos sequer conhecer nossos vizinhos de prédio, primeiro porque a correria do cotidiana é tamanha que nos impede e segundo porque a violência tem sido tão grande que temos a mania de desconfiar até de quem está do nosso lado, certo?!

>> nossa consciência ambiental vem na vigésima colocação em nosso pensamento, pois certamente colocamos mil e uma coisas antes (trabalho, familia, estudo, lazer, dinheiro, etc etc etc) e, deste forma, a idéia de utilizar apenas um carro é praticamente que inimaginável para nós. Não conseguimos sequer pensar no alívio que seria para o meio ambiente um carro a menos por dia nas ruas das cidades...

Confesso que não havia pensado muito nessa situação e que o máximo de esforço que tenho feito em prol do meio ambiente é manter os aparelhos eletrônicos desligados na tomada enquanto estou fora de casa.

Atitudes simples como seprar o lixo, compartilhar caronas, reduzir o desperdicio de água já são o início de nossa humilde parte nesta campanha em prol do meio ambiente.

Acho que está na hora de sermos menos egoístas e pensarmos sim nas gerações futuras que estão por vir! São nesses pequenos gestos que notamos quão grande pode ser nossa interferência na vida daqueles que ainda virão para este planeta, certo?!

"Pense nisto e faça sua parte!"


beijos,
Mari Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário