Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

domingo, 9 de maio de 2010

Diagnóstico :: TPE

Sintomas:

- compulsão absurda por chocolates (a pessoa não consegue se satisfazer com um bombom, por exemplo, ela come um tablete, uma barra, uma caixa e por aí vai ...)
- corridas intensas e diárias (para tentar “desestressar”, a pessoa simplesmente sai correndo (literalmente) num ritmo super intenso... claro que o corpo acaba reclamando, afinal para correr tanto assim é preciso um excelente condicionamento físico)
- taquicardia e sensação de agitação constante (a pessoa sente seu coração disparado, sente que está ansiosa, nervosa e simplesmente não consegue disfarçar isso...)
- stress total (um reflexo disso é, por exemplo, o fato da pessoa por diversas vezes acordar de madrugada e simplesmente "perder o sono", assim "do nada" acorda e não mais consegue dormir...)
- perda de peso (apesar das enormes quantidades de chocolate que ingere, a pessoa perde peso... parece que o chocolate até faz efeito contrário neste caso)

Esses são os sintomas que tenho sentido nas últimas semanas. Foi um tanto quanto difícil identificar o diagnóstico do meu “problema”, mas agora finalmente consegui! Chama-se TPE: Tensão Pré-Evento. Explico. Como responsável pela comunicação da empresa em que trabalho cuido do website, dos materiais institucionais e publicitários, das campanhas internas e externas, da assessoria de imprensa, dos eventos, entre mil outras coisitas.

Admito ser completamente apaixonada por comunicação e pelo trabalho que desenvolvo. No entanto, também admito que a questão da "organização de eventos corporativos" é uma das tarefas que eu menos me “empolgo”. Talvez seja pelo elevadíssimo número de detalhes, de responsabilidades e de envolvidos no processo. Talvez seja pelo fato de que um evento remete automaticamente à imagem da sua empresa, ou seja, o profissionalismo e a perfeição num evento reflete-se diretamente na percepção que os participantes terão/associarão a sua empresa. Esta é a razão pela qual eu ando numa mega "cobrança interna" em busca de que tudo saia perfeito, impecável e completamente alinhado ao planejado.

Trata-se de um evento para 200 pessoas, executivos (diretores de TI e Engenharia) das principais empresas de Energia e de Saneamento do país. Esse encontro já é realizado pela empresa há três anos e é de certa forma "esperado" por nossos clientes. Além da organização da infraestrutura em si (hotel, salas, almoço, coffee break, equipamentos, etc) ainda tem a criação de toda identidade visual, o material a ser distribuído, os brindes. Tem também a organização de toda a grade de palestras, afinal o conteúdo a ser apresentado é um dos itens mais importantes. Tem ainda a agenda dos especialistas internacionais que convidamos para o evento. Tem a área de exposição, ou seja, tem-se que pensar na estrutura a ser oferecida para os patrocinadores. Tem a tradução simultânea, a elaboração do cerimonial, a cobertura da imprensa, a gestão dos vários fornecedores envolvidos, da equipe da empresa que será deslocada e mais um milhão de detalhes.

Juntos, todos esses aspectos têm que estar 100% alinhados e sincronizados. Simplesmente perfeito. Nenhuma falha, nenhum mau funcionamento, nenhum atraso, nenhum "furo". Tamanha responsabilidade provoca quase que naturalmente todos os sintomas que descrevi acima.

Fato é que o evento está chegando. É esta semana! Estou certa do meu comprometimento e de toda equipe com esta iniciativa. Espero que seja um sucesso e que eu possa compartilhar com alegria e até um certo "alívio" o resultado de todo esforço vivido nos últimos tempos. Será ótimo poder relaxar depois que de perceber que o evento foi um sucesso tanto para a empresa quanto para os clientes. Será ótimo poder tomar um bom vinho, bater um bom papo, descontrair, rir e relaxar! Mal posso esperar para comemorar! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário