Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hora de empreender!


Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial e inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Não me considero a pessoa mais empreendedora do mundo, mas sem dúvida este pequenino cérebro com peso aproximado de 900 gramas tem ideias e mais ideias (sem acento, já considerando a nova ortografia). Nunca vi pessoa que pensa, que imagina e que tem tantos devaneios quanto eu. Para pensar ainda melhor, utilizo a técnica de colocar uma das mãos sob a testa. É uma forma de tentar me concentrar mais, focar a atenção num único pensamento. Enfim, às vezes, funciona. (just joking! rs)

Sem saber explicar ao certo o porquê, me considero uma pessoa naturalmente bastante motivada a fazer coisas. Desde que me entendo por gente, além de falar (algo que faço muito) sempre tomava a iniciativa nos trabalhos, agilizava os contatos, organizava as reuniões e os encontros, negociava vantagens e valores, enfim... Acho que é meu perfil! Sou prática, objetiva e pró-ativa. Gosto de fazer o negócio acontecer.

Porém, ser empreendedor é um conceito que vai muito além de ter ideias ou ser alguém motivado. Em primeiro lugar, não basta ter ideias. Você precisa ter boas ideias! Em segundo lugar, você precisa planejar como colocar em prática aquela ideia. Aí então, tem que pensar na execução em si, ou seja, como viabilizar o projeto, como entrar num determinado mercado, quais recursos empregar, como calcular o retorno de investimento, como estruturar a iniciativa, quais estratégias utilizar, como divulgar, etc, etc, etc.

Por “coincidência do destino”, às vezes, a gente se depara com pessoas que compartilham o mesmo espírito empreendedor que nós e, talvez, tal combinação possa resultar num negócio interessante. Vejamos.

Eis que me encontro num prático processo de brainstorming por meio do qual tenho levantado mil e uma ideias/sugestões de negócios a serem iniciados. Para uma das opções, andei pesquisando os preços dos itens envolvidos e admito que fiquei abismada com os valores de imóveis praticados atualmente em São José dos Campos. Mas, não basta apenas um local. É preciso antes de tudo elaborar o projeto, avaliar se seu retorno é interessante, levantar recursos ($$$), criar parcerias com possíveis “sócios”, entender como contratar mão de obra qualificada, descobrir como e onde adquirir máquinas apropriadas, planejar o capital de giro para fazer o negócio se movimentar, etc, etc etc.

Para obter todas essas respostas e fazer com que sua ideia se transforme num negócio rentável e de sucesso, é necessário pesquisar, conhecer, estudar e mergulhar o máximo possível dentro daquele mercado. Neste sentido, é muito válido entrevistar pessoas do ramo, investigar dados sobre o tipo de negócio, conversar com outros empreendedores mais amadurecidos sobre a experiência e os desafios de "empreender", buscar bibliografias interessantes relacionadas e, por fim, reunir todos esses dados para uma posterior análise de cenário, a partir da qual será tomada a decisão acerca daquele investimento.

Umas das principais fontes de informação para os jovens empreendedores é o Sebrae, órgão que apóia o Empreendedor e Pequeno Empresário. Há manuais, cursos, consultores e uma infinidade de ferramentas para nos apoiar a transformar pensamentos em realidade. Tenho pesquisado também outras fontes de consulta como o Portal Empreendedor e o Site Empreendedor. Neles, é possível obter informações específicas sobre nichos de atuação, além de acessar o conteúdo de newsletters bem interessantes. Vale a pena se cadastrar para começar a receber.

Além de ser uma ótima oportunidade de colocar suas ideias em prática, melhorar os conhecimentos em administração/finanças, criar uma nova motivação pessoal e, principalmente, obter receita a partir de um negócio próprio, o "empreender" proporciona
também a incrível possibilidade de compartilhar ideias e planos com pessoas de perfis diferentes. Exemplo: um homem e uma mulher. Enquanto ela imagina mil e uma possibilidades de negócio segura de sucesso garantido, ele atua como contraposto aos pontos de vista, trazendo o pensamento/ideia para um nível mais factível e real. Esse tipo de conversa, de troca e de diálogo é bastante válido para amadurecimento das ideias iniciais e alinhamento das expectativas e dos próximos passos acerca do projeto.

To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário