Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Refletindo sobre a vida corporativa...

A Importância do "Não sei" por Max Gehringer

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela. Não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali... Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: - Será que vai chover hoje???

Se você responder "com certeza" ... a sua área é Vendas.
O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo;

Se a resposta for "sei lá", estou pensando em outra coisa ... então a sua área é Marketing.
O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando;

Se você responder "sim, há uma boa probabilidade de chover" ... você é da área de Engenharia.
O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números;

Se a resposta for "depende" ... você nasceu para Recursos Humanos.
É uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos;

Se você responder "ah, a meteorologia disse que não" ... você é da área de Contabilidade.
O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos;

Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva" ... seu lugar é na área Financeira.
Eles devem estar sempre bem preparados para qualquer virada do tempo;

Agora, se você responder "não sei", há uma boa chance de que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa.


De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. "Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.

- Por quê? ... Eu sinceramente "não sei".


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Já pensou em doar palavras hoje?



O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte que cuida de pacientes com câncer, lançou o projeto chamado "DOE PALAVRAS".


É fácil, rápido e simples participar da iniciativa. Basta acessar o site http://www.doepalavras.com.br e escrever uma mensagem de otimismo para os pacientes.

Seu recado ficará então disponível no telão para todos os pacientes que estão submetidos ao tratamento no hospital.

Vale a pena dar sua contribuição! Doe suas palavras e incentive a recuperação destas pessoas!!!


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Muitos pais não têm esta paciência

Getting crazy...‏


Começo a pensar que estou andando na contramão dos caminhos “naturais” da vida. Quiçá começo até a duvidar do meu grau de “normalidade” ou de semelhança às pessoas comuns. Fato é que quanto mais velho, mais maduro, mais adulto você fica, mais vai se conscientizando do quanto as coisas por aqui são bem mais sérias do que imaginamos.

Antes, você era uma criança/um adolescente mimadinho. Tinha apenas que estudar, tirar boas notas nas provas, ser “pop” no colégio (se fosse seu perfil), andar de bicicleta/patins, assistir a sessões de filmes à tarde, ser um bom filhinho e dormir cedo.

Depois, você cresce, entra na faculdade e ainda que com um mega “paitrocínio”, a vida começa a lhe apresentar situações nas quais você tem que se virar “on your own”. E, então, você consegue seu primeiro emprego, apresenta seu primeiro namorado num almoço de domingo para família, faz aquela viagem inesquecível, vive situações enquanto adulto até então inimagináveis e por aí vai... Life goes on! Você vai morar sozinho, se forma, estuda idiomas diversos, faz Mba, muda de emprego, começa a perceber que seu namorado passa mais tempo na sua casa do que na dele, a família começa a te cobrar casamento, você começa a se interessar por criancinhas, você é promovido, começa a coordenar uma equipe e...

Parece que você entra na crise dos 30. Prima Carol sabe bem o que é isso. Mas, enfim... tudo vai dando muito certo e as pessoas teoricamente “normais” vão seguindo o rumo “natural” da vida. Ora, se você já tem formação, se você já tem emprego, se você tem grana, se você tem uma casa, se você tem um companheiro, qual o próximo passo? Juntar os trapinhos!!! Aderir ao evento mais tradicional da sociedade: o casamento! Esse assunto era coisa tão distante para mim e agora me “persegue” quase que diariamente em e-mails, reuniões e ligações. Minhas amigas estão se casando, o pessoal do trabalho também, fora isso ainda tinha as pressões de namorado, as indiretinhas da família, o avanço natural na idade... Como pode esse tema ter virado pauta assim? Será uma regra social?

Penso que o matrimônio deve ser uma experiência “unique”, mas confesso que acompanhar de perto tantos pré-casamentos está me causando esses sintomas modernos estranhos. Quem me conhece, sabe que tenho um perfil bastante independente, prático e objetivo. Óbvio que eu me apaixono, que adoro estar com alguém e que vivo intensamente o amor. Soy escorpio y caliente! Mas, um tanto quanto cautelosa no quesito “next steps”. Talvez isso seja coisa que adquiri no meu último emprego.

Indústria química multinacional. Mulheres lindas, super inteligentes, mega competentes, bem sucedidas e cobiçadas por homens interessantíssimos. Acho que devo ter idealizado algo como “Quero ser assim!” E por incrível que pareça, todas elas, na época, tinham em comum o receio/a fobia em relação ao matrimônio. Por conta disso, viviam a vida de maneira livre, leve, e solta.

Homem para elas tinha a ver com uma companhia agradável, com uma viagem tranquila no final de semana, com um bom vinho, com um jantar a dois num restaurante reservado e aconchegante, com uma conversa interessante, com a gentileza de puxar a cadeira para sentar, de abrir a porta do carro para entrar. Homem tinha a ver com a postura, com o olhar, com o cheiro, com o jeito, com a voz. Nossa, será que foi isso que eu aprendi no ambiente corporativo?

Ahh a voz de um homem! O que dizer sobre isso??? Tem coisa mais atraente, mais sedutora e mais fascinante do que a voz de um homem? Já imaginou o romântico Bryan Adams cantando “Heaven” a capela ao pé do seu ouvido? Ou ainda o intenso Eddie Vedder do Pearl Jam cantando o clássico “Black” only for you? Tem também a voz do “tiozão” Steven Tyler do Aerosmith em “Crazy”... Take it easy Mariana!!! Vozes masculinas que matam! Até o tupiniquim Willian Bonner com seu tradicional “Boa Noite” tem seu “Q” de charme.

Fato é que o tempo está passando e apesar de tudo estar dando muito certo segundo “padrões da sociedade”, me sinto em determinados momentos um “peixinho fora d´água”. Será isso normal? Casamento é coisa séria demais! Não dá para brincar. Também não dá para pensar. Tem acontecer rápido, quase que no susto. Quando eu me der conta, já estarei com a aliança no dedo. Xiii, casei! É assim que tem de ser! Enquanto não levo esse susto, sigo o exemplo das colegas de trabalho. Continuo só apreciando a voz e o charme do sexo masculino.


sábado, 24 de abril de 2010

Super boba


Hoje eu acordei assim! Completamente boba.

Incapaz de ler um texto bonito, de assistir a um filme, de ver uma criancinha na rua e não sentir vontade de agarrar ou querer ter uma para mim.

Quase incapaz até de escrever.

Sabe aqueles dias nos quais você tem a estranha capacidade de chorar ao ver comerciais de tv ou ainda cenas melodramáticas nas novelas? Pois então, eis que assim estou.

Simplesmente sem motivo, sem razão ou ainda sem nenhuma explicação lógica eu às vezes fico assim. Começo a me derreter em lágrimas diante de tudo que leio, que escuto, que observo. Como é que alguém pode ser/pode ficar tão boba assim?

Chega a ser tão insuportável que nem eu mesma me agüento. Vontade de receber carinho, colo, atenção e cafuné!

Coisa de mulher. Porque sempre existem os dias nos quais ficamos assim?

Bom seria poder correr para os braços de alguém especial. Mas, mais fácil mesmo é correr para a casa de mamãe. Lá, a atenção é total e garantida.

Com esse friozinho, uma boa conversa em família, um delicioso bolinho ao final da tarde, uma boa cama, um cobertor quentinho, um seriado na tv... Xiii, do jeito que estou é capaz de chorar até nos episódios do Dr. House... Afff Coitada de mamys ao ter que me "aturar" nesse chatinho estado emocional...

A parte boa é que esses meus dias de pessoa boba, chorona e carentinha passam rapidinho. Logo, logo estarei 100% de novo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Emoção que impulsiona a vida!

Na minha opinião um dos grandes prazeres de nossas vidas é a capacidade de se emocionar. Pelo menos comigo tem sido assim. Chegar em casa ao final do dia e perceber que em 24 horas passei por tantas experiências, sentimentos, sensações e emoções é simplesmente o máximo!

É delicioso saber que podemos nos empolgar diante de uma nova oportunidade, uma nova possibilidade, um novo desafio. Pode ser no trabalho, em casa, na família. Pode ser uma reunião importante, pode ser um encontro de amigos, pode ser uma festa, um show, uma viagem ou até um prato diferente.

É maravilhoso saber que podemos nos emocionar ao ouvir uma música que gostamos, ao assistir um filme que nos toca, ao acompanhar uma apresentação cultural que nos sensibiliza.

Mais incrível ainda é saber que podemos viver de forma intensa e plena as emoções que cada uma dessas situações nos proporciona. Podemos sentir paixão, alegria, euforia, agitação, stress, raiva, medo, ansiedade, entre tantos outros. O que importa mesmo é vivermos a fundo cada um desses sentimentos e nos deixarmos emocionar. A vida não foi feita para ser vivida com tanta racionalidade. Key word for life: Emoção!!! Sempre que alguém comenta que a vida está “chata” eu respondo “Cadê sua emoção???”. Vamos lá! Se você está tendo a oportunidade de viver e sentir coisas únicas e especiais, viva!!!
Minha dica?

Seja otimista! Torça! Vibre! Mentalize coisas positivas!

Sorria, cante bem alto, contagie as pessoas ao seu redor!

Seja simpático, seja bem-humorado, seja alegre!

Conheça novos lugares e novas pessoas! Viaje!

Encontre, beije, abrace, namore!

Elogie, admire, sinta, expresse!

Organize, articule, agilize, realize!

Anime-se, motive-se, cuide-se, renove-se!

Seja intenso, seja pleno, seja emocionante a cada momento de sua vida.

Aproveite o momento presente e não perca tempo demais planejando o futuro.

A vida vale a pena ser vivida graças às emoções que podemos sentir ao longo de nossa trajetória.

Está esperando o que para começar a aproveitar desde já?

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dica de filme >> Chico Xavier

Feriado no meio da semana. Oh coisa boa!

Depois de um despertar hoje super agradável, fui curtir o dia na casa de papys e mamys.

No finalzinho da tarde, eles vieram comigo para Sjc e acabamos indo ao cinema (mega programação "filhinha" que A-DO-RO!) assistir ao filme de Chico Xavier.

O fime é longo, suave e transmite uma mensagem de amor, de paz e do bem. Chega a ser em determinados trechos um tanto quanto cômico e engraçado. Não vou contar aqui, mas vale a pena conferir.

Com certeza não seria fácil representar a grandiosidade da obra de Chico em apenas duas horas numa telinha e, por isso, o filme deixa aquela sensação/vontade de querer saber mais. Veja o trailer aqui.

Aproveito para deixar uma mensagem dele citada inclusive no filme que uso como lema/guia em minha vida:


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um Novo Fim"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sobre a felicidade...



“... Felicidade, é conquista íntima. Se desejas ser feliz, vive, cada momento, de forma integral, reunindo as cotas de alegria, de esperança, de sonho, de bênção, num painel plenificador. A felicidade não são coisas: é um estado interno, uma emoção...”

Trecho do texto “Felicidade Possível” - Joanna de Ângelis




Comprando coisitas para casa

Passar o final de São Paulo é muito bom!
É bom pelas opções de programação que a cidade oferece.
É bom pela oportunidade de rever amigas bastante queridas.
É bom pelo “clima”, pela "agitação" da cidade, pelo “ar” único que só São Paulo proporciona.
E, é bom também para fazer umas comprinhas básicas.
Tive a tarde de domingo livre e aproveitei para fazer uma das coisas que as mulheres mais gostam na vida depois de chocolate: compras!!!
Desta vez, nada de roupinhas ou acessórios... coisitas para casa!
Programa que toda mulher A-DO-RA! Quer uma dica para deixar uma mulher feliz?
Deixe-a livre numa megastore de móveis e decoração de preferência com o seu cartão de crédito!!! Ela ficará extremamente empolgada! rs
Brincadeiras à parte, dei um pulo na Etna (que agora está com site remodelado com fotinhas e preços de cada produto) e acabei comprando várias coisas legais para o apto.
Loja lotada, grande variedade de produtos com design diferenciado e preços ótimos. Não é que agora minha casinha até vai ter lugar para sentar?!?!
A Etna tem, além dos produtos legais, uma boa forma de pagamento e um bom atendimento.

Obs: tendo tempo livre, melhor aparecer na loja durante a semana. No final de semana o local fica LO-TA-DO de gente! Claro que se você for mulher e paciente igual a mim, nem vai se importar com o tumulto e vai passar horas lá dentro escolhendo as melhores opções para sua casa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Surpresa!

Reagir com alegria diante de uma ideia bastante original.
Sentir a agradável sensação de coisa não prevista.
Ao mesmo tempo, sentir a incrível sensação de ser lembrado por alguém.
Transformar a rotina de um dia comum.
Ser abordado de uma maneira inesperada.
Despertar de um jeito diferente.
Acelerar as batidas do coração.
Encontrar com alguém interessante.

Aproveitar com intensidade cada pequeno momento.
Curtir o encontro, a companhia, o carinho.
Bom saber que o ser humano pode ser surpreendente.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

How bizarre!

Dia tranquilo de trabalho.
A rotina de sempre.

Noite fria. Que delícia!

Hora de escrever, de descansar, de relaxar.

De repente, eis que uma estranha ligação acontece.

Às vezes, as pessoas perdem o juízo.

Às vezes, não percebem o papel ridículo.

Às vezes, cometem atitudes bastante duvidosas.

Às vezes, interpretam mal a postura das pessoas educadas.

Às vezes, interpretam muito mal a postura das pessoas simpáticas.

Será possível entender o que se passa na cabeça dessas pessoas?

Caros seres do sexo masculino,

nós, mulheres, os adoramos!

Mas, tudo a sua devida medida.

Há coisas neste mundo totalmente incompatíveis.

Há possibilidades neste mundo completamente impraticáveis.

Tenha juízo caro senhor!

Aqui não, por favor.

Respeito é bom e todo mundo gosta.

Que esta tenha sido a primeira e a última vez.

Começa a entrega dos convites


Caixa de e-mail lotada. Em meio a todos os recados, uma mensagem de Karen para as “three friends” pedindo atualização de endereço.

Eis que chega a hora de entregar os convites. Eis que a realidade matrimonial está se aproximando para ela. Difícil falar sobre amizade e casamento.


Melhores amigas crescem, ganham asas e caem de braços abertos no mundo. Sessões de filme, pipoca, brigadeiro, baladinhas mil pela noite, namoricos e aventuras juvenis são definitivamente lembranças (maravilhosas!) do passado. Agora pedagogas, administradoras, assistentes sociais e relações públicas trilham caminhos próprios de muito sucesso.


O que falar das zilhões de vezes que a Dona Karen ouviu desabafos e choros?!?! Saudade do ombro amigo e das horas e horas de papo.


E Pripri? Apesar da vida em Marília, faz-se muito presente em cada momento! É simplesmente o máximo!!!


A moça do Nordeste faz uma falta gigante por aqui! Imagina um “revival” de Leila e Mariana na atualidade?

Amizade que ultrapassa as barreiras geográficas, a idade, os compromissos profissionais, as restrições dos namorados! Dá para contar nos dedos, mas existe! Saudade imensa de todas as incríveis recordações que remontam mais de 20 anos. Novas experiências estão por vir... É aí que entra o casamento.

Melhores amigas com percepções variadas acerca do "matrimônio". Uma quer um amor intenso com uma pitada de "modernidade". Um companheiro/um amante, que não cobre tantas obrigações sociais. Idealiza muito mais o querer (vontade) estar com alguém do que o ter (obrigação) de morar, casar, etc. Enquanto não encontra um homem que pactue desta filosofia, vai amadurecendo as ideias sobre a vida conjugal e aprendendo com as experiências que a vida lhe tem proporcionado. A outra é uma mulher super batalhadora, admirável, forte e guerreira que não quer nem saber (por enquanto) de dividir o teto com alguém do sexo masculino. As outras duas têm o perfil mais parecido. Namoros longos, grande interação familiar, vontade doida por crianças e por constituir uma família. Mulheres super amáveis que provavelmente serão as primeiras mamães do quarteto.

Karen querida, meu sincero desejo é de muita felicidade, cumplicidade, paixão, harmonia, compreensão, companheirismo, carinho e filhos para vocês dois! Que tenham uma união sincera, verdadeira e recheada de muito amor!!!

Somos criadas para encontrar um “príncipe encantado” e com ele viver “feliz para sempre” numa família unida, quase que num “conto de fadas cor-de-rosa” ou naquele contexto “família Doriana”, do comercial da TV. Ao contrário disso, desejo que o casamento para você seja uma experiência muito mais real do que ideal, muito mais transformadora do que inerte,muito mais intensa e feliz do que branda e monótona.

Que seja apenas o início de uma nova fase repleta de conquistas e de emoções a serem descobertas (a dois) em busca de uma felicidade maior ainda!!!

Fotinha em homenagem aos velhos tempos! Amo vocês!!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Café da tarde ao estilo japonês!

Morar numa casa sem móveis é um tanto quanto complicado! Você mal pode receber os amigos, pois simplesmente eles não têm onde ficar. Não há mesas, cadeiras, sofás. Resta apenas o chão.

A ordem é mais ou menos assim: primeiro você compra o imóvel, depois você faz uma reforma para deixá-lo mais atual ou “moderninho”. Aí vem a pintura, o acabamento. Então, você finalmente entra na casa! Apenas seu corpo e suas coisas. Nada de móveis ainda!


É bem nesse estágio em que me encontro. E, por isso, fica bastante difícil promover reuniões de amigos. A parte boa é que como toda brasileira que sempre “dá um jeitinho”, não poderia perder a oportunidade de rever amigas queridas por conta de um detalhe tão “básico” quanto “onde se sentar”.


Acabamos realizando um café inspiradas no estilo japonês. Se você não tem onde sentar, sente-se no chão oras! A euforia e o update de informações era tamanho que quase nem o chão utilizamos. Passamos a maior parte do tempo em pé mesmo, fofocando até não poder mais. Foi ótimo! Meninas, não consegui configurar as fotinhas de ontem aqui. Anyway, prometo que, em breve, o apto proporcionará mais conforto às visitas!

Aproveitando... Curso de Marketing Cultural

Neste mês de abril, a querida amiga Tati ministrará um curso de Marketing voltado à cultura com duração de 3 meses (aos sábados) no espaço Altino Bondesan, em São José dos Campos (gratuito).
Conheça a programação de todas as Oficinas Culturais que serão ministradas a partir deste mês na cidade, aqui.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estudando a química...


Química (do egípcio kēme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.

Trazendo o conceito da química para a realidade dos “seres humanos”, será possível estudar a maneira pela qual nós nos ligamos, “reagimos” e as energias que liberamos ou absorvemos destas relações?

Traçar esse paralelo é um tanto quanto difícil, mas vamos lá. Sem dúvida alguma, todo ser humano (homem ou mulher) já se relacionou com outro (a) das mais variadas formas de relacionamento: pessoal, profissional, etc , etc, etc. Vamos nos ater aqui às relações mais pessoais.

Um homem e uma mulher se encontram. Isto pode resultar ou não numa “reação química”, correto? Para que a “química” aconteça são levados em conta alguns requisitos bastante pessoais. Pode ser o olhar, o sorriso, a voz, o tipo de papo, a sensação de uma boa energia... enfim, coisa muito peculiar. É, na verdade, um “conjunto da obra”, ou seja, a combinação de vários elementos (como conceitua a química) que nos faz conectar e então reagir. Fato é que se tais percepções se “batem” e ambas partes sentem um clima legal, a “química” acaba rolando.

Duas pessoas então se ligam por motivos “ns” e acabam reagindo entre si de forma muito particular, coisa que provavelmente deve ser resultante da energia desprendida/absorvida dos momentos em que têm contato.

Às vezes, simplesmente não há química. Pode ser o cheiro, o jeito, a postura... como dizem por aí: “Não rola química”. Por outro lado, felizmente, há situações, na qual existe (e muita!) química. Combinação “divina”, "mágica", "estranha". Simplesmente não dá para explicar, parece tão natural que você até se assusta. Assuntos que coincidem, afinidades diversas, olhares que se fixam, lábios que se complementam, corações que aceleram, corpos que não se desgrudam, seqüência quase sem fim de beijos, abraços e carinhos, aquele gostinho de quero mais... ai ai ai!

Melhor parar por aqui... apenas para concluir: considero completamente possível aplicar o conceito da química nas relações humanas. Incrível “coincidência” do destino que nos permite conhecer pessoas de forma tão inesperada, proporcionando a combinação de elementos tão afins e reações "químicas" tão fantásticas.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Eu protesto!


Como pode uma cidade do tamanho de São José dos Campos ter suas opções de "entretenimento" nas noites dos feriados e dos finais de semana encerradas tão cedo???

Nos bares, o cenário é mais ou menos assim: por volta de 2h, os garçons informam que foi encerrada a cozinha e logo começam a colocar as cadeiras para cima das mesas. Além disso, desligam o som (se houver) e dão (às vezes) um aviso discreto ("estaremos fechando a casa logo mais")... Afff isso até parece coisa de telemarketing...

Enfim, ocorre então que você tem pouco tempo para "se tocar" e ir embora do local. Muitas vezes isso ocorre em meio a uma animada mesa de amigos, às vezes no meio de um carinho, às vezes ainda no meio de uma conversa super interessante... It doesn't matter! Você simplesmente tem que parar o que estiver fazendo/falando e sair.

Nas baladinhas (nem sei se esse é o melhor termo) da cidade o mesmo cenário se repete. Desta vez, por volta de 5h. A mesma coisa: pare o que estiver fazendo e vá embora!

Donos de bares e baladinhas, queremos ter diversão garantida até a hora em que o próprio corpo não aguentar mais! Será que vocês podem dar uma forcinha? Que tal um benchmarking com as casas e os bares de Sp?

Segundo estimativa do IBGE (dados de 2009), São José dos Campos possui 615.871 habiltantes. Veja bem: é muita gente querendo sair para se divertir a noite em tão pouco tempo né?!

P.S: Aproveito para protestar também contra os estacionamentos de Taubaté. Que coisa é essa de R$ 15,00 até às 4h only?!