Quem não compreende um olhar tampouco entenderá uma longa explicação - Mário Quintana

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ácido retinóico x adapaleno


A idade vai chegando e nossa pele é a primeira a perceber esses "efeitos", não é mesmo?

Quando isso acontece, entramos numa corrida contra o tempo travando uma longa batalha para manter a pele (especialmente do rosto) como aquela que tínhamos quando éramos crianças, certo?!

Bom, eu não sou diferente de ninguém e também estou entrando nessa "onda".

Com 25 anos já não posso mais descuidar do sol, da alimentação, dos cremes, etc etc etc. Procuro caminhar diariamente, controlar um pouco a alimentação (claro que sem deixar de lado uma deliciosa pizza ou lanche no McDonalds! rs) e, além disso, manter o lado pessoal em dia com boas companhias, passeadinhas e uma boa dose de diversão.

Dentro de todo esse contexto, a parte que tem me dado mais trabalho são os cuidados com a pele do rosto. Iniciei há uns dois meses um tratamento composto pelo uso diário de ácidos e sessões de pelling sob orientação de uma dermatologista. Confesso que não é nada barato e nem tampouco confortável. Já faz um tempinho que tenho convivido com vermelhidões, descamação da pele, ressecamento e tudo mais...

Mas, como dizem por aí... "não há mérito sem esforço" e eu posso dizer que estou aqui fazendo a minha parte!

Vinha utilizando religiosa e diariamente o famoso ácido retinóico. E agora após duas sessões de peeling minha dermatologista me prescreveu o adapaleno, um medicamento que proporciona menos irritação para a pele e que faz o mesmo efeito protegendo o rosto contra as manchinhas do sol, da idade e ainda daquela possíveis acnes que possam aparecer.

Pesquisei um pouco sobre o ácido retinóico e o adapaleno na internet e acabei encontrando um artigo bastante interessante num outro blog. Segundo a autora, o adapaleno é uma "evolução" do ácido retinóico. Quem quiser saber mais, é só ler o texto na íntegra.

Começo hoje a utilizar o adapaleno. Em breve, poderei escrever sobre a minha percepção em relação a este novo medicamento.

3 comentários:

  1. Olá, hoje já é 9 de novembro. Já se passaram 5 meses do seu tratamento do adapaleno...Eai, como está sendo ? Está gostando ? Está saindo as manchas avermelhadas ? E as marcas de espinhas ? Bj, obrigado

    ResponderExcluir
  2. OI!
    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER OS RESULTADOS?
    GRATA
    LIA

    ResponderExcluir
  3. Lia, obrigada pela visita ao blog :)
    Você é de onde?
    Na verdade, parei de usar o adapaleno, pois não percebi muito resultado. O ácido retinóico me pareceu (na minha pele) funcionar melhor. É claro que os "efeitos" dele são bem mais fortes. A pele fica bastante seca, com um aspecto áspero e feio até. Mas, enfim... depois de um tempo de uso você nota um clareamento na pele. O importante com quaisquer uma das duas opções é sempre usar o filtro solar para evitar o aumento de manchinhas na pele.

    ResponderExcluir